terça-feira, 4 de novembro de 2008

Tecnologias na Educação Avanços e Retrocessos

Após ter refletido bastante sobre a questão da tecnologia em nossas vidas, sua aplicação na educação, seus avanços e retrocessos, com suas causas e conseqüências positivas e negativas, podemos chegar a algumas conclusões à cerca de uma tomada de postura, que seja ao mesmo tempo coerente e com bom senso.Ao lançarmos mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis, na educação e em nossas vidas, devemos colocar em pauta a discussão sobre a questão social do avanço tecnológico em um país onde a desigualdade social é grande e boa parte da sua população não tem acesso a esses recursos, recursos os quais são extremamente excludentes. E falar em exclusão diante de uma temática educacional que propõe justamente a educação inclusiva não seria um tanto incoerente? Eis aqui mais um, entre tantos pontos a se pensar. Além disso, há de se levar em conta que a tecnologia é muito mais do que uma ferramenta. “A Cibernética nos introduz numa outra dimensão, porque nossa vida passa a ter uma outra dimensão, a terceira dimensão da matéria é a informação”. Lidar com o plano da informação dentro de uma lógica diferente, com uma maneira diferente de viver e de pensar em um sentido amplo, ainda requer da escola uma adequação e um maior entendimento, precisando para isso avançar.
A utilização de tecnologias no nosso cotidiano implica em um desafio para a educação, com a criação de novas estratégias mais eficazes para que nós, professores/educadores, e os alunos sejamos bons comunicadores। É preciso para isso dedicação e paciência para aperfeiçoar competências e aprender, cada vez mais, e a atualizarmos constantemente, para que possamos estar integrados à era da velocidade que a tecnologia nos proporciona, convidando-nos a fazermos parte da Terceira Revolução Industrial.

Postado por: Taisy Mattos



Fonte:FERNANDES, Marinez de Paula Vendramel: Revista Mundo Jovem Um Jornal de Idéias- novembro de 2008/ Ciência e Tecnologia pág., 12 e 13

Nenhum comentário: