segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tecnicas de Estudo

Podemos comparar as técnicas de estudo a uma investigação onde o leitor assume a postura de observar atentamente aos indícios ou pistas que o material apresenta. Desta forma, aproveitaremos melhor nossa leitura e apreenderemos as informações mais importantes do texto.
Na medida que o texto for “degustado” pelo leitor, ele deverá/poderá utilizar as seguintes técnicas:
-Glossário: É a anotação das palavras cujo significado seja desconhecido ou não esteja muito claro. Posteriormente, buscar-se-á em dicionários os significados, de modo a ampliar o vocabulário e esclarecer corretamente a mensagem do texto.
-Fichamento: Tem a finalidade de identificar as informações mais importantes de um texto, pois é ótimo instrumento para estudos futuros e preparo de trabalhos que requeiram pesquisa de informações.
-Resumo: É um texto escrito pelo próprio estudante e com as suas palavras com base em outro material por ele estudado. Nesta técnica destaca-se os elementos mais importantes do texto, cuja construção requer início, meio e fim, ou seja, é necessário que exista coesão e coerência no resumo.
-Resenha: Esta é considerada uma técnica mais complexa dada a sua principal característica de formular um juízo crítico sobre o conteúdo do material. Além disso, exige um alto grau de conhecimento por parte do “construtor” da resenha acerca do conteúdo abordado.

Utilizando adequadamente as técnicas acima descritas, tiraremos maior proveito de nosso estudo e assimilaremos os assuntos com mais qualidade.

Postado por: Lúcio José de Oliveira