terça-feira, 4 de novembro de 2008

Tecnologias na Educação Avanços e Retrocessos

Após ter refletido bastante sobre a questão da tecnologia em nossas vidas, sua aplicação na educação, seus avanços e retrocessos, com suas causas e conseqüências positivas e negativas, podemos chegar a algumas conclusões à cerca de uma tomada de postura, que seja ao mesmo tempo coerente e com bom senso.Ao lançarmos mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis, na educação e em nossas vidas, devemos colocar em pauta a discussão sobre a questão social do avanço tecnológico em um país onde a desigualdade social é grande e boa parte da sua população não tem acesso a esses recursos, recursos os quais são extremamente excludentes. E falar em exclusão diante de uma temática educacional que propõe justamente a educação inclusiva não seria um tanto incoerente? Eis aqui mais um, entre tantos pontos a se pensar. Além disso, há de se levar em conta que a tecnologia é muito mais do que uma ferramenta. “A Cibernética nos introduz numa outra dimensão, porque nossa vida passa a ter uma outra dimensão, a terceira dimensão da matéria é a informação”. Lidar com o plano da informação dentro de uma lógica diferente, com uma maneira diferente de viver e de pensar em um sentido amplo, ainda requer da escola uma adequação e um maior entendimento, precisando para isso avançar.
A utilização de tecnologias no nosso cotidiano implica em um desafio para a educação, com a criação de novas estratégias mais eficazes para que nós, professores/educadores, e os alunos sejamos bons comunicadores। É preciso para isso dedicação e paciência para aperfeiçoar competências e aprender, cada vez mais, e a atualizarmos constantemente, para que possamos estar integrados à era da velocidade que a tecnologia nos proporciona, convidando-nos a fazermos parte da Terceira Revolução Industrial.

Postado por: Taisy Mattos



Fonte:FERNANDES, Marinez de Paula Vendramel: Revista Mundo Jovem Um Jornal de Idéias- novembro de 2008/ Ciência e Tecnologia pág., 12 e 13

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tecnicas de Estudo

Podemos comparar as técnicas de estudo a uma investigação onde o leitor assume a postura de observar atentamente aos indícios ou pistas que o material apresenta. Desta forma, aproveitaremos melhor nossa leitura e apreenderemos as informações mais importantes do texto.
Na medida que o texto for “degustado” pelo leitor, ele deverá/poderá utilizar as seguintes técnicas:
-Glossário: É a anotação das palavras cujo significado seja desconhecido ou não esteja muito claro. Posteriormente, buscar-se-á em dicionários os significados, de modo a ampliar o vocabulário e esclarecer corretamente a mensagem do texto.
-Fichamento: Tem a finalidade de identificar as informações mais importantes de um texto, pois é ótimo instrumento para estudos futuros e preparo de trabalhos que requeiram pesquisa de informações.
-Resumo: É um texto escrito pelo próprio estudante e com as suas palavras com base em outro material por ele estudado. Nesta técnica destaca-se os elementos mais importantes do texto, cuja construção requer início, meio e fim, ou seja, é necessário que exista coesão e coerência no resumo.
-Resenha: Esta é considerada uma técnica mais complexa dada a sua principal característica de formular um juízo crítico sobre o conteúdo do material. Além disso, exige um alto grau de conhecimento por parte do “construtor” da resenha acerca do conteúdo abordado.

Utilizando adequadamente as técnicas acima descritas, tiraremos maior proveito de nosso estudo e assimilaremos os assuntos com mais qualidade.

Postado por: Lúcio José de Oliveira

sábado, 1 de novembro de 2008

Ferramentas Interativas

Moodle: é um sistema de administração de atividades educacionais destinados à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. É a principal plataforma de sustentação das atividades a distância.
Na plataforma Moodle encontramos:
  • Atividades: Caixa que contém chat, foruns e recursos;
  • Administração: altera seus dados, senha, nomoe, e-mail, etc;
  • Meus cursos: mude de um curso para o outro, fácil e rapidamente;
  • Agenda do curso: muito provavelmente a parte mais importante de toda a plataforma. Na agenda serão disponizados os materiasi, as provas, foruns, chats, entre outros materiasi e atividades do curso;
  • Fórum de notícias: as notícias são postadas neste forum;
  • Semanas: todos os cursos do Moodle - UFJF terão o formato semanal;
  • Próximos eventos: mostra os eventos vindouros;
  • Atividades recentes: mostra o que foi feito no curso recentemente, adição de recursos; materiais, novos usuários, etc.

Google Apps Educacion: além do e-mail do G-mail, o Google Apps oferece agenda pessoal, editor de documentoas e a possibilidade de compartilhar esses arquivos com professores e colegags de turma.

Ponto d' Encontro: é o site de relacionamentos institucional adotado pela UFJF com a finalidade de proporcionar aos alunos maior entrosamento, permitindo a criação de suas comunidades, promovendo assim sua comunicação e socialização através de um ambiente descontrído.


Postado por: Kátia Maria Cassiano Oliveira

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

EAD - Educação Sem Fronteiras -

EAD é uma modalidade educacional que acontece em um ambiente virtual aparado por ferrramentas digitais onde o aluno é o protagonista deste processo.

Pode-se pensar que é impossível acontecer um efetivo processo de ensino aprendizagem nesta modalidade. Mas, a EAD chegou para ficar, provando que todos têm capacidade de desenvolver suas habilidades e aprendizagem sem que haja um contato presencial entre professor e aluno.

O aluno transforma a "ausência" de um professor em dedicação e disciplina. Supera suas dificuldades com sua vontade de aprender e utiliza estratégias que adeque seu tempo à seus estudos.

Lidiane Melo